O coriocarcinoma (denominado também por doenças trofoblásticas gestacionais) é uma neoplasia maligna caracterizada pela invasão do miométrio ou de outros órgãos à distância, por elementos derivados do trofoblasto, associado a necrose e extensa hemorragia.
Após a fecundação, as células que seriam responsáveis pela formação da placenta, multiplicam-se desordenadamente e comprometem além de útero, as outras estruturas da genitália interna, além de pulmão e região encefálica.
Trata-se de uma moléstia raríssima, cuja mortalidade é altíssima, em torno de 70 a 90%. Pode seguir qualquer forma de gravidez previamente normal ou anormal, sendo que 50% surge após uma mola hidatiforme 0000

SINAIS E SINTOMAS
Os sintomas iniciais decorrentes do CORIOCARCINOMA, são sangramento, alterações exacerbadas da Gonadotrofina Coriónica Humana(HCG-B), e mais tardiamente comprometimento pulmonar e cerebral.
TRATAMENTO
O tratamento é baseado no tipo e estadiamento do tumor. Compreende esvaziamento do conteúdo uterino, histerectomia e quimioterapia.
PAPEL DO ENFERMEIRO
O enfermeiro para prestar uma assistência humanizada, necessita avaliar as necessidades do cliente, identificando problemas, propondo soluções através das metas estabelecidas e do plano de cuidado. Um enfermeiro embasado do conhecimento, pautado em praticas e pesquisas atuais, poderá propor junto ao cliente, família e equipe multidisciplinar, ações educativas e assistenciais voltadas para a melhora do quadro clinico do paciente.